A PRODETECH se preocupa com a sua segurança em todos os sentidos. Assim, procurou pesquisar um tema preocupante sobre o qual a população tem recebido diversas notícias, algumas não fundamentadas. Alguns vídeos e boatos falsos nas redes sociais sobre o coronavírus, geram pânico sem levar nenhum esclarecimento útil.
Sim, trata-se de um vírus ameaçador, que já causou algumas mortes e foi declarado “emergência global” pela OMS – Organização Mundial de Saúde.
No entanto, não é um vírus novo, e sim, uma mutação do vírus corona, que já existe há muitos anos e foi descoberto na década de 60. Os dois tipos desse vírus mais conhecidos são o MERS e o SARS, causadores de infecções respiratórias graves, ambos já isolados e controlados.
O que estamos presenciando agora é uma mutação desse vírus, afinal, deixando de lado todas as teorias conspiratórias que falam sobre o “fim dos tempos”, sabemos que na natureza, tudo o que não evolui, morre. Assim também acontece com os vírus, esses microorganismos, quando perdem seu poder letal, tratam de evoluir para não morrer, simples assim.
Cabe a nós, humanos, evoluir também, criar anticorpos que combatam essa mutação e vencer a luta.
Para vencer, precisamos conhecer nosso inimigo e utiizar as armas que estiverem ao nosso alcance. Isso mesmo, vamos primeiramente conhecer os sintomas da doença que esse vírus nos causa e, a seguir, veremos uma lista de procedimentos simples que são de suma importância nessa batalha, atuando como prevenção:
Os principais sintomas são semelhantes a uma gripe forte:
- febre;
- resfriado;
- dificuldade respiratória;
- tosse e dor de garganta;
- dor muscular;
- coriza.
Vamos combater o coronavírus:
Primeiramente, sabemos que as chances de letalidade desse vírus aumentam em pessoas que, por qualquer motivo, tenham sua imunidade defasada. Logo, é preciso uma alimentação variada, potente em vitaminas e sais minerais que fortaleçam nossas defesas naturais.
O coronavírus é transmitido por perdigotos que são partículas contaminadas de saliva, expelidas através de espirro, fala ou tosse. Por essa razão o uso de máscaras cirúrgicas pode ser bastante útil em determinados ambientes.
Proteja-se:
- lave bem e constantemente as mãos;
- evite lugares aglomerados;
- utilize álcool gel nas mãos com frequência, principalmente ao utilizar transporte público;
- proteja nariz e boca ao tossir ou espirrar;
- beba bastante líquido;
- tome banhos com água quente;
- utilize lenços descartáveis;
- procure atendimento médico se apresentar os sintomas, mesmo que isoladamente.
Lembremos que o vetor de transmissão desse tipo de vírus está nos animais silvestres. O consumo da carne desses animais acabou por favorecer essa adaptação de um vírus antigo num tipo mais agressivo para nós, humanos. Por essa razão, essa mutação do coronavírus se desenvolveu e se espalhou primeiramente na China onde, por questões culturais, o consumo da carne de animais silvestres é bastante apreciado, o que não ocorre com frequência no Brasil.
A boa notícia é que já está sendo desenvolvida na França uma vacina contra essa mutação do coronavírus e as pesquisas estão bem adiantadas.
Se tomarmos as devidas precauções e buscarmos fortalecer nossas defesas naturais, com alimentação e hábitos de higiene saudáveis, seremos capazes de combater e dizimar esse vírus, criando anticorpos que serão passados às gerações futuras.
Essa luta depende muito de nós e a raça humana vem mostrando através dos séculos, sua capacidade de evoluir e manter-se no topo da cadeia alimentar. É claro que nosso objetivo não é o de subestimar um problema de saúde global, que preocupa todos os países, mas sim, de frear o pânico e, incentivar medidas que possam afastar esse mal da nossa realidade. Com inteligência, união e hábitos saudáveis, iremos vencer!
PRODETECH - Segurança ao seu alcance!
Comments